21 de novembro de 2016

Serviços

PCMSO: O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma exigência legal para TODAS as Empresas.

Tem uma filosofia eminentemente prevencionista, e deve ser desenvolvido por todos os estabelecimentos ou instituições que admitam trabalhadores como empregados. O objetivo principal do PCMSO é o de promover e preservar a saúde do conjunto de seus trabalhadores.

O PCMSO deve ser coordenado por um Médico do Trabalho que terá como responsabilidades principais:

–         Realizar os exames médicos previstos em lei;
–         Indicar quais exames complementares devem ser solicitados, de acordo com os riscos;
–         Elaborar um documento base, com as diretrizes do Programa;
–         Elaborar um relatório médico anual.

A NR7, também define as responsabilidades do Empregador:

–         Garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;
–         Custear, sem ônus para o trabalhador, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;
–         Indicar um Médico que será responsável pela coordenação do PCMSO.

Consulte-nos, temos todos os aparatos necessários para adequar sua Empresa às exigências legais, com rapidez, eficiência e preço competitivo.

 


PPRA:  A elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é obrigatória por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, e está descrita na NR9.

Assim como o PCMSO, o PPRA visa a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação e reconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho.

Devem constar no PPRA tanto de forma qualitativa como quantitativa, os riscos Físicos, Químicos e Biológicos, alem das medidas de controle desses riscos e um cronograma de ações que devem ser tomadas, no sentido de minimizá-los ou eliminá-los.

A JHM CONSULTORIA  dispõe de todos os mecanismos técnicos e recursos humanos capacitados a desenvolver um PPRA de acôrdo com as exigências legais.

 


CIPA:  A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma exigência legal para algumas Empresas.

A criação e o dimensionamento da CIPA, leva em conta algumas variáveis: Número de funcionários no Estabelecimento e o Agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

A JHM Consultoria possui um departamento exclusivo para desenvolver e implantar a CIPA em sua Empresa. Realizamos a eleição, abertura e registro do livro de atas junto aos órgãos competentes, curso apostilado para os membros eleitos e para os representantes da Empresa , além de toda a assessoria necessária para o bom funcionamento da Comissão.

 


LAUDOS:  As normas Regulamentadoras exigem que as Empresas elaborem alguns laudos, afim de assegurar a integridade física de seus funcionários. Dentre os diversos laudos exigidos, estão:

–         Laudo Ergonômico: Deve abranger as condições de ergonomia do trabalho. A ergonomia é uma ciência que visa adequar as condições de trabalho às características dos trabalhadores. Dever ser feito um levantamento das atividades realizadas pelos funcionários durante os processos de produção, levantamento das condições dos postos de trabalho(espaço, mobiliário, ferramentas postura etc…), deve-se também avaliar as condições de conforto acústico e térmico nos ambientes de trabalho.

–         Laudo das Instalações Elétricas: É obrigatório pela NR10, deve ser elaborado por um Engenheiro Elétrico, que deve vistoriar minuciosamente as instalações elétricas da Empresa e criar um relatório com as recomendações necessárias para solução de possíveis problemas.

–         Laudo de Caldeiras e Compressores: A NR13 determina que caldeiras e vasos sob pressão devem conter uma documentação que garanta uma vistoria e manutenção periódica. Esses dados devem estar contidos em um laudo de inspeção, realizado e assinado por um profissional competente.

–         Laudo Ambiental: A elaboração de Laudo Ambiental é fundamental para caracterização ou não de insalubridade. Deve ser feito por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança.

– Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho: Este laudo é uma exigência para a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário em substituição ao Laudo de Aposentadoria Especial.


 

SESMT: Assessoria para o dimensionamento e implantação e supervisão de Serviços de Segurança e Medicina de Trabalho nas Empresas.


 

MEDICINA ASSISTENCIAL: A JHM CONSULTORIA  assessora o planejamento do ambulatório Médico, a implantação e disponibiliza profissionais capacitados e habilitados para a execução do atendimento médico ambulatorial.


 

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA: A qualidade de vida está intimamente relacionado na qualidade profissional, refletindo no bem estar social, profissional e familiar. Dispomos de Programas e Campanhas que visam o combate e a prevenção ao Sedentarismo, Tabagismo, Stress, AIDS, DST e Alcoolismo.


 

TREINAMENTO:  A JHM CONSULTORIA promove a seus clientes treinamento de CIPA, Primeiros Socorros, Sinalização Viária, Brigada de Incêndio, etc. Temos um equipe altamente qualificada, e dispomos de modernos recursos audiovisuais e material atualizado.

Nossos treinamentos são apostilados e emitimos certificados a todos os participantes, pois estamos habilitados pela DRT.